4/19/2007

De interesse público (mas não de interesse DO público)

O colunista da Veja Diogo Mainardi , foi condenado em 1ª instância a pagar indenização ao ministro Franklin Martins por danos morais. O processo vem da época em que o ministro era comentarista da Globo. Mainardi o acusou de ter participado daquele caso da quebra de sigilo do caseiro, e de fazer jornalismo parcial em favor do PT em troca de cargos públicos de familiares, entre outras coisas.
A sentença foi dada pelo Juiz Sergio Wajsenberg. A informaçao completa está no site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Para quem quiser procurar, o processo tem o número 2006.001.076179-2.
Essa notícia, graças à senhas alheias de assinantes, li na Folha Online.
Agora pergunto: Por que não foi mais divulgada? Não vi em nenhum telejornal, nenhum jornal escrito, em nenhum horário. Acho a notícia relevante, do ponto de vista jornalístico, uma vez que envolve o Ministro da Comunicação Social, um colunista de influência de uma grande revista semanal, e a própria questão da ética, da responsabilidade, do abuso de poder, favorecimento e outras variantes envolvidas na questão.
Mas as manchetes do dia são sobre ex-bbbs, tiroteio nos EUA, a separação de Sandy e Júnior, a inflamação na garganta de Ronaldinho Gaúcho e por aí vai.
Daí lembro de uma lição básica: O que mais se produz é o que mais se vende. Quem deixaria de ler sobre a separação de Eliana dos dedinhos e Edu Guedes, para ler sobre Mainardi?
Por que eu noticiaria a Operação Furacão da PF (não sabe o que é? vai pesquisar...), quando posso escrever sobre o ensaio de Carolini para a playboy.
Assim o "jornalismo" segue o público, que segue cego, termina burro, e a culpa é sempre do governo...

Nenhum comentário: